A histórica bandeira do Leal Senado

macau-passado-bandeira-municipal-leal-senado

Esta é a bandeira do Leal Senado. Representava a cidade de Macau na época em que o território era administrado por Portugal. É uma bandeira histórica cuja memória deve ser preservada pelos macaenses e portugueses.

A descrição da bandeira

Dois anjos seguram o escudo de Portugal. Por cima da cabeça do anjo do lado direito, o globo terrestre com uma cruz simboliza os Descobrimentos Portugueses.  O do lado  esquerdo  tem  por  cima da cabeça a Cruz de Cristo, usada como Cruz dos Descobrimentos.  Por cima do escudo de Portugal com as sete fortalezas de Lisboa, vemos uma coroa como símbolo do antigo patrocínio Real ao Senado de Macau. Por baixo, a divisa “Cidade do Nome de Deus de Macau, Não Há Outra Mais Leal”.   Durante os 60 anos de ocupação de Portugal pelos espanhóis, Macau desafiou a soberania espanhola, hasteando a bandeira portuguesa. Após a restauração   da   monarquia   portuguesa   no   séc.   XVII,  o  rei  D. João  IV,  em  sinal de reconhecimento, mandou acrescentar “Não Há Outra Mais Leal” ao nome original de Macau. Houve uma variante da bandeira, pouco utilizada, na cor branca.

Outra versão desconhecida da bandeira

Há uma outra versão divulgada na Wikipédia com anjos diferentes porém pouco conhecida.  A diferença está essencialmente nesses anjos que seguram o escudo português.  Penso que deve ter sido um ensaio de uma pintura feita digitalmente por um desconhecido.  Este baseou-se nos anjos que seguram a bandeira húngara de 1915, conforme detectei nas pesquisas na web. Veja:

macau-passado-bandeira-municipal-leal-senado-variante

A presença da bandeira do Leal Senado em tempos da administração portuguesa

macau-leal-senado-1993
O prédio do Leal Senado em 1993 que tem equivalência a Câmara Municipal

macau-1999-portuguesa-hotel-lisboa-e-entorno-04

macau-portuguesa-procissao-ruinas-sao-paulo

casa-de-macau-bandeiras-medium
Na Casa de Macau de São Paulo em 2001 quando o autor do PMM fazia parte da direção na pasta de Cultura. A tônica naqueles tempos era de lealdade aos nossos símbolos representativos. Veja foto abaixo também da época.

casa-de-nacau-2001-jovens-bandeiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s