Convívios dos macaenses de São Paulo com Padres

Seja nas escolas, nas igrejas católicas e atividades a elas relacionadas, nas residências e todas aquelas do dia-a-dia dos macaenses, especialmente nos tempos antigos, aqueles presenciados por este autor nos anos 50 e 60, o convívio com os Padres era frequente.

Por conta destas estreitas ligações, o convívio ainda teve continuidade em São Paulo com visitas períodicas dos Padres, já aposentados, à comunidade macaense local.

As fotos ilustram momentos deste convívios que datam dos anos 80 e 90 em São Paulo e que infelizmente não mais se repetirão visto o falecimento de todos eles. Ficam aqui as saudades eternizadas por imagens!

Padre Manuel da Fonseca Moreira

macaenses-comvivio-com-pe-moreira

(Foto acima): Provavelmente foto tirada nos anos 80 (talvez final de 70) por ocasião da visita do Padre Manuel da Fonseca Moreira (o terceiro da 1ª fila da esquerda). Juntou-se com uma boa parte da malta na casa de um macaense, na época em que ainda não havia uma Casa de Macau.

Podemos ver na foto, faltando vários nomes e sem ordem específica, macaenses tais como: António Inácio e esposa Hercília, Eduardo Ribeiro “Palito”, Padre Moreira ao lado do autor do PMM Rogério Luz com a esposa Mia atrás, Fred Ritchie “Pao Pao” irmãos e esposas, minha mãe Marcelina Luz, Henriqueta e Gilberto Silva, Yolanda e Manuel Ramos, Alda e Amílcar Carvalho, Angelina e Frederico Martins, Lídia Martins, meu irmão Álvaro Luz, Eduardo Silva, Jacinto e Francis Placé, José Cândido Remédios “JC” entre outos que não saberia nomear.

Padre Moreira, como mais o chamávamos, foi pároco da Igreja São Lourenço, professor do Seminário de São José, diretor do jornal católico Encontro, entre outras atividades em Macau.

Padre João Baptista Alves Guterres

macaenses-convivio-com-pe-guteres

Padre João Baptista Alves Guterres (de camisa azulfazia as suas visitas periódicas a São Paulo, para visitar um casal de amigos brasileiros que conheceu em Singapura, creio! Ocasionalmente convivia com os meus familiares.

Na foto, provavelmente dos anos 80, ao lado do meu saudoso cunhado João Bosco Quevedo da Silva e a minha irmã Natércia. O autor sentado ao lado da Mia e Yolanda num restaurante chinês de conterrâneos no bairro de Moema, em São Paulo.

Padre Guterres, por sua fluência da língua inglesa, lecionava no Seminário de São José e foi pároco da Sé Catedral em Macau, entre outras atividades a citar.

Padre Ramiro dos Anjos Marta

macaenses-convivio-com-pe-marta

Padre Ramiro dos Anjos Marta tinha familiares em São Paulo. Após a aposentadora foi ser pároco numa igreja no litoral sul de São Paulo e ocasionalmente convivia com a comunidade macaense local. Nos meus tempos de escola nos anos 60, era prefeito do Seminário de São José, conhecido pelo seu rigor, e tambem lecionava. Na foto tirada na Casa de Macau de São Paulo deslocou-se para se encontrar com o Pe. Mendes em visita à cidade paulistana.

Na foto, da esquerda, Argentina Mendonça, Mia Luz, Rodrigo e António Mendonça. Rogério, o autor do blog. Pe. Marta, Fernando Córdova e Lagariça que também visitava o Brasil.

Padre José Barcelos Mendes

macaenses-convivio-com-pe-mendes

Padre José Barcelos Mendes (roupa cinza) visitava São Paulo e a foto foi feita na Casa de Macau. Temido e respeitado pelo seu rigor como professor, emotivo nos seus sermões, Pe. Mendes era meu mestre no Seminário de São José. Na sua visita teve uma boa conversa com o Pe. Marta, a recordar os bons e saudosos tempos das suas vivências em Macau. Na foto, da esquerda, a família Mendonça, Rodrigo, Argentina e António, o Pe. Mendes, a Mia e este autor do blog, Rogério Luz.

macaenses-convivio-pe-mendes-com-padre-marta

1 comentário

  1. Sao sacerdotes que ficam sempre nos corações dos macaenses. Outros estimados padres. Massa, Juvenal, Basaloco, Neves

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s