Uma foto, uma memória de 63 anos atrás em Macau

No almoço especial do Ano Novo chinês realizado na Casa de Macau de São Paulo em 18 de Fevereiro de 2018, o macaense José Noronha, 83 anos, andava a mostrar uma foto antiga para algumas pessoas que tinham mais ou menos a sua idade. Procurava ele matar as saudades dos velhos tempos em Macau.

Macaense antigo é assim! Uns, nessas ocasiões, carregam consigo fotos daqueles bons e velhos tempos de Macau e desafiam outros a identificar as pessoas. Essa o Chicói (Francisco Madeira de Carvalho) decifrou fácil: “é o João de Deus e o João Castilho“.

A foto de 1º de Dezembro de 1954, tal como escrito pelo Noronha no verso, mostrava-o com dois amigos, todos estilosos, com o uniforme da Mocidade Portuguesa.

Essas coisas que a Mocidade Portuguesa simbolizava a ditadura, regime do Salazar etc., o que de fato era, em Macau, do outro lado do mundo e muito distante de Portugal, pouco influenciava. Para os macaenses, a Mocidade Portuguesa era mais a exaltação da nacionalidade portuguesa, o espírito português na terra dos chineses, aquele patriotismo. Fora da censura nos jornais de língua portuguesa, eu na minha juventude sentia pouco os efeitos da ditadura ou dessas coisas da Pide etc. A preocupação era mais com o que se passava além da fronteira com a China, com esses movimentos da guarda vermelha do Mao Tsé Tung.

Para lembrar, Macau era qualificada de Província Ultramarina Portuguesa, aliás, termo ainda utilizado no formulário de requerimento de passaporte no Consulado Português de São Paulo.

Macaense memoria de Jose Noronha de 1954 (01)
Da esquerda: José Noronha, João de Deus Gomes e João Reginaldo Castilho

Macaense memoria de Jose Noronha de 1954 (02)

Macaense memoria de Jose Noronha de 1954 (03)
José Noronha, passados 63 anos da foto

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s