Memórias de Macau de Todos os Tempos (01)

Nesta postagem do que poderia chamar de uma série “Memórias de Macau de Todos os Tempos”, remetendo-me a um vídeo que publiquei no YouTube (vide no final), publico umas fotos antigas recolhidas ao acaso do meu extenso acervo, ora já publicadas no site (inativo) do Projecto Memória Macaense, ou não, e também já republicadas por muitas pessoas de todas as formas.

Memorias de Macau acervo Rogerio P D Luz Projecto Memoria Macaense 103
Macau 1967

Fiz a foto acima com uma Yashica J para levar de lembrança da rua que morei, Calçada do Tronco Velho nr. 15, bem diante da porta de trás do saudoso Teatro (cinema) Oriental à esquerda. O piso da rua era de paralelepípedos. Ao fundo está o casarão hoje ocupado pelo Jornal Tribuna de Macau e a construção logo superior, as paredes da Igreja de Santo Agostinho. As duas pessoas ao centro eram o meu irmão Álvaro da Luz e o amigo Virgílio Mendonça.

Memorias de Macau acervo Rogerio P D Luz Projecto Memoria Macaense 104

A minha irmã mais velha Cíntia da Luz (Sales, após casada) ao lado da à mui (empregada) com o irmão José Carlos da Luz ao colo, provavelmente nos anos 30 para 40. O prédio do fundo pode ser da Escola Infantil. Na época a nossa casa (eu ainda não tinha nascido …) era em São Lázaro, assim julgo.

Memorias de Macau acervo Rogerio P D Luz Projecto Memoria Macaense 107O casamento da minha irmã Yolanda da Luz (Ramos, após casada) na Igreja de São Lourenço nos anos 60, a subir pelas escadarias com o meu pai Álvaro Xavier da Luz e minha mãe Maria Marcelina logo atrás.

Memorias de Macau acervo Rogerio P D Luz Projecto Memoria Macaense 102

A foto acima e as demais a seguir são da primeira comunhão do meu irmão Álvaro Luz na Igreja de São Lourenço nos anos 50.

Memorias de Macau acervo Rogerio P D Luz Projecto Memoria Macaense 105

Memorias de Macau acervo Rogerio P D Luz Projecto Memoria Macaense 101

Aqui com o padrinho tio (uncle) Johnnie.

Memorias de Macau acervo Rogerio P D Luz Projecto Memoria Macaense 106

A foto tirada após a cerimónia, um costume em Macau dos bons tempos antigos que já não voltam mais e que nos matam de saudades.

Vídeo que publiquei no meu canal no YouTube em 2007. Se tiver problemas com o áudio com mistura confusa de sons, então assista directo no YouTube.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s