
No livro “Meio Século em Macau” de J. J. Monteiro (José Joaquim Monteiro) composto por dois volumes, nas últimas páginas do Volume II estão as letras da canção “Macau (linda)”, que infelizmente não temos a gravação e nem se sabe se houve, talvez nos arquivos pessoais de algum macaense ou familiares.
Trata-se de uma música adaptada da canção “Porto Santo” do cantor português Max (Maximiano de Sousa), com letras de J. J. Monteiro e que foi interpretada na época por Rubye de Senna Fernandes.


Publicamos as letras e dois vídeos do YouTube da canção Porto Santo ricamente interpretadas por Max e a cantora portuguesa Rita Melo, para você procurar cantá-la com a adaptação das letras. Quem sabe, algum cantor da comunidade macaense venha fazer uma gravação sem fins comerciais para o deleite de todos os saudosistas dessa Macau nos tempos da administração portuguesa.

- Os dois volumes do livro – Meio Século em Macau, têm como editor o Instituto Internacional de Macau (Macau, Novembro de 2010), com apoio da Fundação Macau.
PORTO SANTO – POR MAX
Ouça bem a canção Porto Santo e a adapte com as letras de Macau (linda)
MACAU
Música adaptada da Canção “Porto Santo”
Letra de J. J. Monteiro
Interpretação de Rubye de Senna Fernandes
O Macau maravilhosa
Todo encanto emocional
Fez-te Deus a mais formosa
Santa Terra Oriental.
Esta Pérola do Oriente,
Do mundo tão conhecida,
Cor de rosa, reluzente,
Cor de rosa, reluzente,
Invejada e apetecida.
Estribilho
Macau linda,
Onde vive Portugal,
Sempre foste e és ainda
A Cidade mais Leal.
Terra Santa,
Do Santo Nome de Deus,
Com tanta beleza, tanta,
Que o Sol beija lá dos Céus.
Ó Macau, flor das cidades,
Mostra as tuas fortalezas,
Jades, marfins e beldades,
Nos templos, cantos e rezas.
Encimam tuas colinas
Capelas brancas de arminho,
Onde em preces mais divinas
Onde em preces mais divinas
Reza aos Santos um velhinho.
Estribilho
Macau linda,
Onde vive Portugal,
Sempre foste e és ainda
A Cidade mais Leal.
Terra Santa,
Do Santo Nome de Deus,
Com tanta beleza, tanta,
Que o Sol beija lá dos Céus
PORTO SANTO – POR RITA MELO
Letras da canção Porto Santo
PORTO SANTO de Maximiano de Sousa / Liberto Lopes / Teodoro Silva Oh ilha do Porto Santo Da uva tão saborosa O teu Sol é um encanto Tua praia a mais formosa E até Zarco ao descobrir-te E ao pisar teu solo amigo Foi quase como a pedir-te Foi quase como a pedir-te Proteção e um abrigo Terra amiga Como tu não há igual És a joia mais antiga Das joias de Portugal Porto Santo Teu nome te fica bem Por isso eu te quero tanto Como quero à minha mãe Oh linda ilha dourada Da água pura e sadia Da Lua tão prateada Do sossego e da alegria Tens os teus velhos moinhos moendo o pão do Senhor E nos beirais os pombinhos E nos beirais os pombinhos Agulham canções de amor Terra amiga Como tu não há igual És a joia mais antiga Das joias de Portugal Porto Santo Teu nome te fica bem Por isso te quero tanto Como quero à minha mãe
J. J. MONTEIRO




QUEM É MAX OU MAXIMIANO DE SOUSA?
Maximiano de Sousa ou Max (Funchal, Madeira, 20 de janeiro de 1918 — Lisboa, 29 de maio de 1980) foi um cantor e fadista português.
Foi uma das mais populares vedetas da rádio, do teatro e da televisão portuguesas, desde os anos quarenta até à sua morte em 1980. A ele se devem êxitos como Noites da Madeira, Bailinho da Madeira , A Mula da Cooperativa , Tingo Lingo Lingo e Bate O Pé. E nada faria prever que este jovem madeirense, que sonhava ser barbeiro e fora alfaiate, viria a ser um dos mais populares artistas portugueses.
ONDE FICA PORTO SANTO?
O Porto Santo é um município português que ocupa toda a ilha do Porto Santo, Região Autónoma da Madeira, com sede num povoado com um nome diferente do município, a cidade de Vila Baleira. Tem 42,48 km² de área. É um dos seis municípios de Portugal que têm uma única freguesia, a qual tem o mesmo nome. O município que lhe é mais próximo é o de Machico, na ilha da Madeira, situado a sudoeste. É frequentemente referida como Ilha Dourada pelos madeirenses.
Legado português na Macau hoje chinesa
Fotos de parte do legado de Portugal preservado na Macau chinesa após a transição de soberania em Dezembro de 1999.





















Muito obrigado ,profesora Ruby.uita boa pessoa saudades
CurtirCurtir