Hércules António e suas filmagens dos anos 50 e 60

Foi graças a um dvd distribuído por um dos seus filhos, que possibilitou ao Projecto Memória Macaense – PMM montar diversos vídeos filmados por Hércules António que nos trazem velhas e memoráveis lembranças daquela Macau antiga que mora no coração dos macaenses e daqueles que tiveram vivência no território. Os vídeos publicados no YouTube nos mostram um Grande Prémio de Macau, vistas da cidade da baía da Praia Grande, parada militar, o Dia de Portugal etc., conforme exibidos nesta página.

Feito um apelo no blog Crónicas Macaenses para um contato de seus familiares, a sua filha Cremilda António atendeu ao chamado e nos enviou diversas fotos e um breve histórico do seu pai.

* Reprodução da publicação de Julho de 2011 do site/sítio do Projecto Memória Macaense

Hércules António

Hércules António nasceu em Macau, em 2 de Dezembro de 1922. De pai português e mãe chinesa, casou-se em 21 de Agosto de 1949 com Ana Lisboa António com quem teve 5 filhos. Estudou no Seminário de São José e na Escola Comercial Pedro Nolasco.

Na década de 50, trabalhou em Macau nos Serviços de Saúde e nos Serviços Sínicos. Foi convidado para lecionar o primeiro curso de chinês no Liceu Nacional Infante Dom Henrique.

Concluiu o curso de solicitador que lhe permitiu montar seu escritório após a reforma da função pública. Abriu a sua fábrica de produção de porcelana em Macau que exportava para a Europa e Oriente Médio. Na década de 80, instalou em Portugal um armazém e escritório para venda de artigos orientais. Veio a falecer em Portugal em 25 de Fevereiro de 1985.

Hércules António era solicitador

Amava viajar, tanto que escrevia para o Jornal Tribuna suas crónicas das viagens. Dessa paixão, tinha o sonho de comprar o seu barco de recreio que acabou se concretizando, e baptizou-o com o seu próprio nome. Outro dos seus passatempos favoritos era de filmar, facto que possibilitou a montagem de diversos vídeos históricos aqui exibidos, e que o PMM na sua divulgação, os dedica à sua memória.

Tinha o sonho de comprar o seu barco de recreio que acabou se concretizando, e baptizou-o com o seu próprio nome.
O seu barco de recreio com familiares
Hércules António
Hércules António na foto com os professores do Liceu.

Seus vídeos de Macau

Macau – Parada Militar do Dia de Portugal (anos 50 ou 60)

Produção do vídeo com base nas filmagens do macaense Hércules António dos anos 50 ou 60 na comemoração do Dia de Portugal em 10 de Outubro.  Reviva estes anos da Macau portuguesa, a Polícia Militar a desfilar em V, a Mocidade Portuguesa e as cerimónias na Gruta de Camões. Músicas da Tuna Macaense (Tradisom)

Macau, Memórias do Passado

Vídeo com filmagem/edição de Hércules António quando da sua viagem para Hong Kong, entre os anos 50 ou 60. Fotos antigas de Macau complementam o vídeo no final. Mate as saudades desta

“Macau “terra de lendas, tranquila, símbolo da paz e da beleza e o ambiente português que tinha”

Trilha sonora: Macau, pela Tuna Macaense (Tradisom)

VI Grande Prémio de Macau, 1959

O 6º Grande Prémio de Macau em 1959, com a corrida interrompida devido a queda de uma ponte para travessia de pessoas. A vitória foi de Ron Hardwick com uma Jaguar XKSS, o 2º foi W.Wyllie com uma DKW 1000RS e 3° Chan Lye Choon com Aston Martin DB35. Filmagem e edição de Hércules António. Produção de Projecto Memória Macaense/Rogério P.D. Luz. Músicas do Trio Macaense (macaenses do Canadá e de São Paulo – produção independente).

  • Agradecimentos a Cremilda António e todos os seus familiares

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s